quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Surpresa na doceria

Sem dúvida, a vida sempre nos surpreende nos locais mais improváveis. O Sr. T e eu sempre íamos comer sobremesas deliciosas em uma doceria que fica em Manaíra. As mulheres que trabalham lá sempre foram muito gentis conosco e, obviamente, o Sr. T era sempre recebido como um dia de festa. Talvez fosse a gentileza e atenção que ele sempre dispensava a todas elas, talvez fosse apenas o boa tarde e obrigado em suas ações ou quem sabe fosse a sua escolha por enoooormes pedaços de torta de chocolate (vai saber o motivo), mas elas sempre o tratavam muito bem. Era uma característica do Sr. T, ele sempre tinha muito cuidado ao tratar as pessoas humildes que desempenhavam a função de servir e não era por condescendência: ele realmente se identificava com essas pessoas em suas origens e trajetória de vida. Voltei lá umas duas vezes nas últimas semanas para adoçar um pouco a vida de Dona Maricota, já que a realidade não tem sido fácil para ela. Com o movimento sempre grande, não tive oportunidade de comentar nada sobre a partida do Sr. T, mas ontem a atendente mais velha me surpreendeu: - Onde está meu amigo que sempre escolhia os grandes pedaços de torta? Está de regime ou não gosta mais de nós? Fiquei desconcertada, com um peso enorme no coração por ter que contar o que tinha acontecido. Levei um susto com a reação dela, a moça simplesmente desabou num choro tão sentido que não aguentei e chorei junto com ela. Quando saí da loja, disse para a minha filha mais velha: - Se eu morrer e uma balconista chorar tão sentida pela minha perda, significa que consegui expressar toda a generosidade do meu coração e cada momento da minha vida valeu a pena!

Um comentário:

  1. Querida Ana, conheci você primeiro através de um dos seus blogs; e de lá pra cá sinto-me participante da sua vida. A internet faz isso, né! Bem, querida, será que serve de consolo dizer que quando você for fazer graça no céu, seus alunos e alunas vão ficar tristinhos(as) pois vão perder aquela professora brilhante e ao mesmo tempo divertida para compartilhar ótimos momentos.
    Abraços!

    ResponderExcluir