quinta-feira, 14 de maio de 2015

Como cuidam de você

Uma única vez na minha vida, há muitos anos, eu quebrei o pé. Foi na garagem de casa, o terreno era em aclive e a rampa da garagem tinha placas de concreto entremeadas com grama. Abri o portão para tirar o carro, pisei em falso e escutei o treeeec. Na mesma hora senti uma dor aguda e disse ao meu marido que tinha quebrado o pé. Ele afirmou que era impossível, no máximo eu poderia ter luxado ou distendido um músculo. Não, ele não era ortopedista. Muito menos médico. Mas afirmou com certeza de quem já tinha quebrado o pé anos atrás. Saímos para fazer o que tínhamos planejado (ir ao supermercado, eu acho), voltamos para casa e eu continuei sentindo dores enquanto ele foi dormiu a tarde toda. Quando ele acordou já no final do dia, eu disse que precisava ir ao médico porque o pé estava mesmo quebrado. Ele disse que era bobagem minha e eu levantei a perna para que ele visse: meu pé estava terrivelmente inchado e arroxeado. Fomos ao hospital e o diagnóstico do médico foi que eu tinha quebrado o pé em dois lugares diferentes. A recuperação foi difícil porque um dos ossos soltou uma lasca que acabou complicando o quadro. Não sei se ter andado durante a manhã e demorado para ir ao médico agravou a situação. Tive que engessar o pé duas vezes e usar uma tala imobilizadora por mais algumas semanas.Senti dores durante muito tempo, mesmo depois de ter concluído o tratamento. Bem trágico para quem não tinha quebrado o pé e estava só de mimimi, não é mesmo? Aquele fato me mostrou que existem coisas muito além do convívio que precisam ser observadas nos relacionamentos. A forma como cuidam de nós e como cuidamos do outro é o alicerce de tudo: é a expressão dos nossos sentimentos sem possibilidade de máscaras. O desamor aparece nas pequenas coisas e as pequenas violências cotidianas podem ser muito mais destrutivas do que eventos extremos. De qualquer forma, não lamento as coisas que vivi, as experiências negativas nos ensinam a reconhecer e valorizar as boas ações e os verdadeiros amores. Pena que tantas pessoas não aprendam com o passado e, por isso mesmo, não mudam o seu futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário