terça-feira, 7 de setembro de 2010

Salada x colesterol

Como todas as pessoas que perdem uma pessoa querida de algum mal súbito, eu também fui ao médico e fiz todos os exames possíveis. Descobri algumas coisas pequenas (mas que exigem tratamento) e o que mais me incomodou foi o nível elevado de colesterol. Desde o resultado do exame tenho feito um esforço para comer menos e melhor. Não que a minha alimentação não seja saudável, estou apenas transformado-a em incrivelmente saudável. Se eu não ficar verde e desnutrida, serei uma planta, digo, uma pessoa muito mais saudável... Até o ano passado, o Sr. T tinha uma alimentação razoavelmente balanceada. Pouca carne vermelha, quase nenhuma fritura e um pouco de comida japonesa. Lamentavelmente, ele perdeu o pai no ano passado, vítima de um câncer de estômago. O pai do Sr. T sucumbiu enfraquecido pela quimioterapia e desnutrição. Desde então, o Sr. T passou a exagerar na alimentação, comendo muito mais sal do que deveria e consumindo alguns alimentos que não poderiam ser classificados como saudáveis. Em nossas conversas, ele dizia que ter acompanhado a doença do pai o fez encarar a questão da alimentação de outra forma, como ele tinha boa saúde, deveria aproveitar melhor e comer as coisas que gostava. Claro que foi uma decisão emocionalmente acertada, embora desastrosa do ponto de vista da saúde, mas nunca, eu repito, nunca em nossas consultas médicas com os cardiologistas, eu ouvi qualquer determinação de restrição alimentar. Os médicos receitavam os remédios para hipertensão crônica e sugeriam uma nova visita dentro de seis meses. Até ele ser internado, eu nunca tinha ouvido falar em hipertensão maligna e sequer sabia que um quadro de hipertensão crônica poderia evoluir para uma situação crítica. Não é possível dizer que foi a alimentação que desencadeou o descontrole da pressão arterial, é muito fácil (e perigoso) fazer conjecturas agora. Como já dizia Sartre, "se" é uma palavra de suas letras, sinônimo de inutilidade... Apesar disso, não posso fugir da responsabilidade de que Mariazinha só conta comigo agora. Portanto, se comer salada poderá ajudar a manter a minha saúde em dia, estou disposta a virar herbívora. Ou uma planta!

Um comentário:

  1. Convivo com a hipertensao maligna a um ano e meio. Tive uma estenose basilar, uma isquemia cardiaca e uma trombofleurite aguda... Pensei que nao escaparia, mas sei que a partir do momento em que sai da UTI tudo seria muito novo. E assim tem sido... Reaprender a viver!

    ResponderExcluir