sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Fim de ano

Pode parecer estranho, mas não penso que 2010 só me trará lembranças ruins. Coisas boas aconteceram neste ano e a partida do Sr. T não pode ser marcada temporalmente por uma data. O impacto de sua partida vai reverberar o resto da minha vida, então seria injusto atribuir toda a responsabilidade ao ano de 2010. O Sr. T fez duas conquistas importantes que provocaram uma transformação profunda nele. Ele passou em primeiro lugar no concurso para Diretor de Artes Cênicas da UFPB com nota quase máxima (apesar de depois ter sido escandalosamente roubado) e também foi o primeiro colocado no concurso para professor de Artes do CEFET. O sucesso nas duas empreitadas fez com que o Sr. T decidisse voltar para a sua área de formação. Nunca vou esquecer do dia que saiu o resultado da primeira etapa da UFPB. Meu irmão viu o resultado primeiro e quando eu contei ao Sr. T, ele chorou copiosamente dizendo: - Eu sou um artista, sei que sou um bom artista! Ele teve a certeza de que estava no caminho certo. Enquanto eu estou escrevendo aqui, D.Maricota está brincando na varanda e inventando músicas com letras complicadas e extensas. Ele tenta rimar o final das frases, mistura vários ritmos e parece muito orgulhosa do resultado. Impossível não lembrar da cantoria do Sr. T e fico pensando o quanto ela não absorveu das intermináveis horas em que o pai cantou para ela. O repertório era extenso, variava de MPB até a música do Tatu no buraco. Quando ele pensava que ela já estava dormindo e interrompia a cantoria, ela invariavelmente abria os olhos e pedia: - Canta a do sol amarelo! E ele retomava a cantoria com sua voz grave. Senti muito por não ter gravado as suas cantorias e vou pedir ao nosso amigo Werter para conseguir as gravações das entrevistas que o Sr.T nas redes de TV locais. Eu quero muito que D. Maricota tenha as lembranças guardadas para sempre. Como ela mesma diz: não quero esquecer, mamãe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário