domingo, 30 de janeiro de 2011

A dieta da maçã

Quando eu conhecei o Sr. T, eu vivia no Rio de Janeiro e tinha uma alimentação natureba. Comida integral, pouca proteína e muitas frutas, legumes e verduras. A minha fruteira na cozinha vivia cheia e eu procurava manter uma grande variedade de frutas em casa. Eu estava bem magra na época e o Sr. T tinha um trabalho infernal, que incluía pouco tempo para as refeições e quase sempre comida de péssima qualidade. Como ele não conseguia se desvencilhar do trabalho para ter uma alimentação mais equilibrada, a alternativa foi trocar o almoço por frutas, mais especificamente, maçãs. Nós estávamos morando em cidades diferentes na época, então, tínhamos como hábito conversar na hora do almoço todos os dias enquanto comíamos maçãs. Na minha família todos achavam um absurdo ele ter mudado os hábitos tão rapidamente, a minha mãe sempre dizia que o "coitado estava emagrecendo demais". Na minha arrumação recente, encontrei várias fotos dele de alguns meses antes de nos conhecermos. Ele não estava somente fora do peso, estava muito inchado, a retenção de líquido era evidente. Olhando as fotos de algum tempo depois de estarmos vivendo juntos, ele parecia outra pessoa. Não estava apenas mais magro, mas tinha um aspecto muito mais saudável (além de bonitão!). Nós não conseguimos manter a alimentação natureba por muito tempo, mas ele continuou muito bem. É como disse uma professora minha espantada ao saber da partida dele: - Mas ele parecia tão saudável! Eu também pensava isso, professora, eu também pensava isso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário