sexta-feira, 18 de março de 2011

Comida japonesa

Eu nunca tinha provado a comida japonesa até conhecer o Sr. T. Eu adorava a culinária chinesa, mas não tinha a menor vontade de comer peixe cru e sempre passava longe dos restaurantes japoneses. Fui conhecer e aprender sobre a culinária japonesa com o Sr. T e sempre procurávamos restaurantes novos para conhecer pratos diferentes. Na época, tínhamos poucas opções em nossa cidade e viramos clientes assíduos de um restaurante novo que tinha sushis e sashimis maravilhosos. Nós gostávamos tanto do restaurante que ficamos amigos do dono e ele colocou a nossa foto no painel que decorava o ambiente. É uma foto que eu gostaria de recuperar porque ela representa um dos aspectos mais importantes da nossa história. O Sr. T adorava os sashimis, principalmente os feitos com polvo (argh!) e eu preferia os sushis com salmão, arroz e cream cheese. Hoje, eu e D. Maricota almoçamos no tal restaurante e fiquei observando como ela comia bem uma comida tão diferente e que exige um paladar tão apurado. Fiquei feliz porque o pai teve tempo para passar isso para ela. É curioso como no meio dos sentimentos negativos de perda, ainda assim, encontramos coisas boas para lembrar e agradecer. Ela vai apreciar e conhecer a comida japonesa pelo resto da vida porque teve alguém que se preocupou em transmitir essa preferência de forma paciente e positiva. Não tenho a menor dúvida: é nas pequenas atitudes que continuamos vivendo através das pessoas que amamos um dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário