quinta-feira, 31 de março de 2011

Vasos de cerâmica

O Sr. T vivia dizendo que D. Maricota ia ser uma artista por várias razões que mudavam de acordo com o contexto: ela tem um bom ouvido, desenha e pinta muito bem, gosta de combinar roupa estranhas, gosta de cantar, adora ir ao cinema etc. Resumindo: todas as coisas que qualquer criança de cinco anos gosta de fazer. Eu nunca notei nada de diferente nas inclinações dela, não consigo detectar qualquer traço de vocação artística ou coisa semelhante. Ela desenha tão bem quanto a irmã desenhava na mesma idade e mesmo admitindo que os desenhos estão um pouco acima da média, estão muito longe de prometer uma nova Beatriz Milhazes ou uma Adriana Varejão... É claro que pode ser que algo me escape, afinal, eu não sou da área e não entendo grande coisa de artes. Semana passada, ao arrumar os armários, encontrei um vaso de cerâmica sem pintura, bem simples mesmo que nem me lembro onde comprei. Coloquei o vaso na mesinha da sala e D.Maricota olhou para o vaso toda agitada: - É isso, mamãe, é isso que eu quero ser quando crescer! Fiquei sem entender nada e perguntei: - Você quer ser um vaso, filha? Ela fez uma cara impaciente de quem não aguenta a burrice da mãe e respondeu: - Não, mamãe! Eu quero ser a artista que faz o vaso. Assim ó... É começou a remexer as mãos como se estivesse moldando um vaso na olaria. Fiquei de boca aberta e perguntei onde foi que ela tinha visto isso. Ela ficou confusa e não soube me responder. A tia que presenciou a cena argumentou que talvez ela tivesse visitado alguém que trabalha com cerâmica junto com o pai, já que os dois andavam para todos os cantos juntos. É uma explicação bem razoável, é claro, mas continuei intrigada com a história. Será que o Sr.T tinha mesmo razão e D.Maricota será uma artista?

Nenhum comentário:

Postar um comentário